MAIO 2010

 

 

Michel Pouchard – Lyon / França


Michel Puchard de Lyon, França me disse que ficou claro para ele de que o uso da ficção pode ser útil para o escritor filosófico e perguntou sobre a dificuldade, nem sempre superada pelo leitor, da tradução da ficção narrativa para a realidade.


No entanto, este é um exercício para o qual eu convido você. Eu tento cativar o leitor a fim de colocá-lo em volta de assuntos relacionados com sua vida cotidiana, para suas aspirações mais profundas e, portanto, de sua própria realidade. A distância que eu criei pelo espaço de tempo que inventei pode permitir que o leitor deixe sua imaginação e as infinitas possibilidades se abrirem e seguirem livres. Esta distância pode permitir-lhes uma visão mais abrangente da realidade, pode encorajá-los a exceder seus limites e a alcançar uma realidade elevada. Eu ouso dizer que ao abordar os temas abordados nas revelações da imaginação e emergência espiritual, eu peço a cada leitor que entenda que todas as fronteiras que encontrar, tanto através de suas reflexões quanto através de suas experiências diárias, são arbitrárias e finalmente ilusórias. Em minha opinião, apenas quando alcançamos além desta percepção primária, este mundo de aparências, é que podemos ter acesso a um significado profundo de nossa existência e todas as outras existências.

 


 

Carole Fisher – Liverpool / Grã-Bretanha


Carole Fisher de Liverpool/Grã-Bretanha gostaria de saber o que eu diria àqueles que afirmam ser a filosofia um pouco mais do que um delicioso passatempo e que ultimamente não tem muita influência e que não traz nada de concreto, como fazem, por exemplo, a ciência ou a política.


Eu acho que não devemos confundir uma lição científica ou um compromisso político com um pensamento ou tendência filosófica. A Ciência visa produzir conhecimento a partir de métodos de verificação e investigação. A Política lida com estruturas e regulamentos de uma comunidade. A Filosofia, pelo contrário, é uma disciplina que lida com a reflexão e interpretação do mundo e seus significados. É uma disciplina que procura contribuir para o estabelecimento de um diálogo sobre o essencial. Portanto, é claro, pode-se saber o que é essencial e pode-se tentar analisar os elementos concretos que podem defini-lo, e assim não é necessário dizer que estas respostas podem ser apenas respostas indiretas. E precisamente por incitar as pessoas à dedução, ao pensamento filosófico é que podemos fornecer as respostas concretas. Assim, cabe a cada um de nós, de acordo com nossos pontos brilhantes e opacos, dar a cada pensamento filosófico, um sentido pessoal, sabendo que este será sempre obtido através do filtro de nossos próprios valores e certezas.

 


 

Alain Cioran – Bruxelas / Bélgica


Alain Cioran de Bruxelas na Bélgica me indagou se eu vejo a minha profissão de escritor como vocação e em caso afirmativo quando eu a percebi.


Eu não acho que tenho a coragem e a disciplina para compreender o que tenho realizado há vários anos se eu não tivesse sentido a minha abordagem como sendo o cumprimento de uma missão. Portanto, quando e como eu percebi isto? Tudo começou com premonições, sinais que me guiaram para minhas mais profundas aspirações. Estes sentimentos foram de natureza intuitiva, e algumas vezes desencadeada por experiências diretas. Portanto, foi através de minha intuição que o caminho a seguir me foi revelado, esse guia interno é aquele que pode nos iluminar, oferecendo um significado e uma razão para cada momento importante de nossos caminhos. Hoje, esta vocação é demonstrada por exemplos vivos. Quem mais pode explicar que justamente agora meus escritos tenham sido traduzidos e corrigidos em mais de dezenas de idiomas por cerca de centenas de tradutores profissionais e linguístas em todo o mundo... Todos trabalhando como voluntários? Por amizade, talvez? Quando fiz meu pedido, eu não conhecia nenhum dos tradutores! Será isto devido à minha reputação? Este é o meu primeiro manuscrito! Será isto devido às minhas qualidades literárias? Nem experiência nesta área eu tinha! Para obter lucro? Altamente improvável, pois as traduções podem ser encontradas gratuitamente em meu site. Isto não faz você pensar? Sem dúvida, como muitas coisas na vida.